Por que existe o Dia do trabalho?
A data surgiu de uma situação de conflito entre trabalhadores e patrões. Ela foi escolhida como homenagem a uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, centro industrial dos Estados Unidos. Neste dia, os trabalhadores revoltados com as condições desumanas de trabalho saíram às ruas para fazer suas reivindicações. Uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Dia do Trabalho nos EUA é diferente!
Apesar de a homenagem ser aos operários norte-americanos, o Dia do Trabalho nos Estados Unidos não é comemorado em 1º de maio. A data cai sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro. Criada pelo movimento sindical, a efeméride foi comemorada pela primeira vez em 5 de setembro de 1882, em Nova York —curiosamente numa terça-feira para atender aos planos dos organizadores das comemorações.
China e Nigéria têm só 5 dias de férias por ano!
O 1º de maio é marcado pela luta por melhores condições de trabalho, e a possibilidade de tirar férias é uma das grandes conquistas adquiridas ao longo dos anos. Mas você sabia que o período estabelecido por lei para o descanso dos funcionários varia bastante? A OIT (Organização Internacional do Trabalho) sugere que o trabalhador tenha direito a um mínimo de três semanas de descanso remunerado. Apesar disso, nem todos os países seguem essa linha.
Leia o texto na íntegra em:
Fonte(adaptada): Educação Uol. Dia do Trabalho ou do Trabalhador? Por que é feriado em 1º de maio? Entenda. Por Uol (São Paulo). (01/5/2022). Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/05/01/veja-cinco-curiosidades-sobre-o-dia-do-trabalho.htm> Acesso em: 01/5/2022.
Deixar um comentário