A cidade de Mogi das Cruzes sempre é lembrada, quando o assunto é economia, pelas indústrias, comércio forte e agricultura. Um outro elemento, importante gerador de riqueza da cidade, que nem sempre é lembrado, mas tende a ser fundamental no futuro, é o turismo. Esta atividade tem a capacidade de gerar ramificações da produção econômica local e se estende, inclusive, regionalmente. Justamente por creditar nisso o site Visite Mogi e Região, investe para fomentar essa atividade. A importância da atividade turística se consolida cada vez mais e, é comprovada neste momento em que a cidade de Mogi das Cruzes acaba de ser mantida no Mapa do Turismo Brasileiro com classificação B, desde 2013, pelo Governo Federal.
A categorização, como é chamada, atende à necessidade do Ministério do Turismo (MTur) de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade. De acordo com o novo mapa, 147 municípios do Estado estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
O grupo Nascentes do Tietê é formado pelas cidades da Região, exceto por Ferraz de Vasconcelos e incluindo Guarulhos, que também é classificada como B. Nenhum dos municípios deste conjunto está na categoria A, enquanto Arujá, Itaquaquecetuba e Suzano se encontram na C. Biritiba Mirim, Poá, Salesópolis e Santa Isabel ficaram na D, que assim como a categoria E inclui destinos que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto, alguns possuem papel importante no turismo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, trabalhamos para que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram desenvolver o turismo como atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do Mtur”, afirmou o ministro do turismo, Marx Beltrão.
Deixar um comentário