Mogi das Cruzes se transformou, no último final de semana, na capital brasileira do basquete, com a realização do Jogo das Estrelas 2016. Milhares de pessoas compareceram ao Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar, nos dias 19 e 20 de março, para acompanhar a programação, que reuniu os principais atletas da modalidade em atividade no país.

Além dos eventos dentro do ginásio, os mogianos também tiveram à disposição várias atrações gratuitas no lado externo do Complexo Esportivo Professor Hugo Ramos e na avenida Cívica. O grande destaque da programação do Jogo das Estrelas foi o confronto entre os times NBB Brasil, formado pelos destaques brasileiros da Liga, e NBB Mundo, que contou com os destaques estrangeiros, realizado no sábado (19/03).

Em uma partida com muitos lances plásticos, que levantaram o público que tomou as dependências ginásio municipal, os estrangeiros levaram a melhor por 138 a 135. O ala Shamell, do Mogi das Cruzes / Helbor, foi considerado o melhor jogador da partida. O pivô Tyrone (NBB Mundo) e o armador Larry Taylor (NBB Brasil) foram os outros atletas da equipe mogiana em quadra.

Ainda no sábado, os jogadores da equipe de Mogi das Cruzes que conquistaram o título do Campeonato Paulista de 1996 receberam uma homenagem. Voltaram a pisar no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” nomes históricos como Ratto, Pipoka, Danilo, Janjão, Waltinho, Gibão, Luisão, Caco, Sidnei e o técnico Cláudio Mortari.

Já o domingo foi reservado para as competições individuais. No Desafio de Habilidades, o armador Rafa Luz, do Flamengo, foi o campeão, enquanto no Torneio de 3 pontos, o ala Duda Machado, do Basquete Cearense, levou a melhor. Na sequência, o Torneio de Enterradas levantou a torcida presente no ginásio Hugo Ramos. Mogi, atleta do Paulistano, ficou com o título, ao bater Teichmann, do Rio Claro, na final. Por fim, no Arremesso das Estrelas, a equipe formada pelo ex-armador Ratto, a jogadora Damiris e o pivô JP Batista venceu.

Nos torneios individuais, Mogi das Cruzes foi representada pelos jogadores Larry Taylor (Desafio de Habilidades), Shamell (Torneio de 3 Pontos) e Jimmy (Torneio de Enterradas). Já no Arremesso das Estrelas, o trio mogiano foi formado pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, o ala Guilherme Filipin e a jogadora Érika.

Evento movimentou a Cadeia Turística

Mas não foi só esportivamente que o Jogo das Estrelas movimentou Mogi das Cruzes neste final de semana. O evento também gerou 238 empregos temporários durante os seus dois dias. As vagas foram preenchidas pelo programa Emprega Mogi, desenvolvido pela Prefeitura, e compreenderam funções como as de seguranças, carregadores, promotores, auxiliar de limpeza e distribuidores de brindes.

Os hotéis mogianos também tiveram uma ótima ocupação por atletas, comissão técnica, equipes de profissionais de TV e turistas que vieram de outras cidades para a maior festa do basquete do Brasil. Restaurantes, postos de gasolina e vários comércios da cidade também sentiram um aumento nas vendas gerado pelo evento.