| Turismo em Salesópolis
Salesópolis é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Os pontos turísticos que chamam a atenção de pessoas de várias regiões do Estado. Quase toda a área é protegida pela Lei dos Mananciais, apresentando um importante conjunto de pontos de interesse turístico. Veja abaixo, quais são os pontos turísticos mais visitados da cidade.
Nascentes do Rio Tietê
O espaço foi inaugurado em 1996. O “Parque Estadual das Nascentes do Rio Tietê” está localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 quilômetros do Centro da cidade, com acesso pela Estrada das Pitas. A área destinada ao parque possui 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que irão formar o mais importante rio do Estado.
O parque está em áreas de Mata Atlântica. A vegetação, classificada como floresta ombrófila densa, é constituída por árvores que ultrapassam 25 metros, além de arbustos e plantas ornamentais. A vegetação é exuberante, observando-se o cedro, a guaçatonga, a canela amarela, além de orquídeas, como a chuva-de-ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos. O parque é administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Casarão Senzala
O local serviu, por muito tempo, como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorriam a rota, conhecida como Rota do Sal, para a comercialização de produtos. O espaço também era conhecido como ponto do “pouso”, de compra e venda de escravos.
A comercialização clandestina fez com que o local ficasse conhecido como Rota Clandestina dos Escravos. Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários procuram manter, dentro de suas possibilidades, a estrutura original.
Parqueda Usina
Localizada a 7 quilmetros do Centro da cidade, com acesso pela Estrada dos Mirandas, estão a Usina da Light, construída em 1912, e a cachoeira do Tobogã. Com quase 200 hectares de área, este primeiro reservatório, produziu energia elétrica a partir da primeira queda d’água do rio Tietê, com 73 metros de altura (ainda existente), que abasteceu as cidades do Alto Tietê e do Vale do Paraíba.
O espaço abriga um museu e pode ser visitado nas férias de janeiro, com passeio pelas trilhas da usina. Grupos de até 15 pessoas poderão conhecer mais sobre a Mata Atlântica, poluição, modelos de urbanização e expansão agrícola com a iniciativa. O passeio tem por objetivo promover a interação dos visitantes com o meio ambiente e apresentar o problema que os impactos da sociedade podem causar na região.
A Fundação Energia e Saneamento foi criada em 1998 e mantém a rede Museu da Energia. As unidades estão instaladas em imóveis históricos que abrigam exposições e coleções de diversas categorias de objetos. A intenção da rede é dar acesso ao acervo material e imaterial do setor energético e busca valorizar esse patrimônio. No Alto Tietê, Salesópolis é a única cidade que tem o museu. Já no restante do Estado ele está presente nos municípios de Itú, Jundiaí, São Paulo, Rio Claro, Santa Rita do Passa Quatro e Brotas.