| Turismo em Guararema
A cidade de Guararema, na região Metropolitana de São Paulo, possui atrações turisticas que chamam a atenção não só dos moradores do Alto Tietê, mas de outras cidades. O município, que fica a 81 quilômetros da capital, está localizado no extremo leste da Grande São Paulo, ao lado da região do Vale do Paraíba, no interior paulista. Por conta das belezas naturais, Guararema vem apostando no turismo como uma nova fonte de recursos para o desenvolvimento socioeconômico, com seus vários atrativos naturais e histórico-culturais.
Ilha Grande
Como o nome já diz, trata-se de uma ilha do Rio Paraíba do Sul, localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem o local. A ilha também oferece playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins.
Além disso, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.
Parque da Pedra Montada
O espaço foi construído ao redor de uma bela sobreposição de pedras – cada uma medindo cerca de 9 metros de comprimento por 2,5m de altura.
O Parque Municipal da Pedra Montada oferece acesso confortável ao turista, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio. Atualmente, o espaço está fechado para reformas. A prefeitura ainda não tem uma data para a reabertura do local. O parque fica na Estrada Municipal de Guararema, no bairro Lagoa Nova, quilômetro 8.
Recanto do Américo ou Pau D´Alho
Espaço que foi reurbanizado em 2011 e, atualmente, é um dos pontos mais procurados da cidade. A prefeitura o considera como o cartão postal da cidade.
O Recanto do Américo oferece em toda a sua extensão uma área cheia de recursos naturais, que se interligam em uma praça com quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. As pontes que interligam a praça às ilhas foram construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul.
Igreja Nossa Senhora da Escada
ão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.
Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva, quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.