| SOBRE A ROTA
A “Rota da Luz” está inserida no Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como proposta de uma jornada de fé, reflexão e meditação. O trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes que antes realizavam a peregrinação até Aparecida pelas margens da Via Dutra. Os turistas irão conhecer os municípios naquilo que de mais importante cada um deles guarda em sua história e nas estórias contadas por seus habitantes.
O traçado é formado por estradas secundárias, somando 201 km que passam por nove municípios, saindo de Mogi das Cruzes com destino a Guararema, em um percurso de 25,8 km. De lá, segue por 23,7 km em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 36,7 km e levará até Paraibuna. Continuando por mais 30,8 km, chegará em Redenção da Serra, que está a 34,2 km de Taubaté . O percurso segue até Pindamonhangaba por mais 28,05 km. São 12,75 km para atingir a próxima cidade, Roseira. Deste ponto, começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, que está 9 km distante.
Ao longo do percurso, não deixe de observar os usos e costumes das cidades: cada uma delas tem sua história e suas lendas, seus habitantes têm mais a nos contar do que imaginamos; a natureza se modifica a cada passo e as paisagens completam o cenário rico de belezas naturais que certamente o levarão a momentos de reflexão.
| COMO PARTICIPAR
1 – Inscreva-se na Rota da Luz SP através do site para participar.
2 – Acesse a Rede Vip para confirmação de login e senha cadastrados e acompanhamento de seu
registro de passagens nos pórticos.
3 – Baixe o aplicativo QR CODE da Rota da Luz SP no seu celular
Para mais informações clique aqui.
| DICAS DE CAMINHADA
Proteja-se do sol, mesmo no inverno!
Os raios UVA incidem praticamente da mesma forma durante todo o ano e são os maiores responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Já os raios UVB, que ocorrem
com mais intensidade no verão, penetram superficialmente na pele causando as queimaduras e as alterações celulares que podem vir a causar doenças, inclusiv
e o câncer.
Aplicação de filtro solar, uso de bonés e roupas coloridas são essenciais para diminuir os efeitos nocivos da radiação.
Para quem tem a pele muito sensível, recomenda-se optar pelas camisas de mangas longas no período de maior incidência dos raios ultravioletas.
Desfrute da pirâmide alimentar!
Porções de frutas variadas e refeições ricas em carboidratos e proteínas oferecem vitaminas e energia essenciais para uma nutrição balanceada.
A laranja, por exemplo, é fonte de vitamina C, um anti-histamínico natural que protege contra o efeito de muitas bactérias e doenças infecciosas.
Já a banana contém potássio, eficiente no combate às inconvenientes cãibras.
Evite os extremos. Caminhar após uma alimentação pesada, ou em jejum, pode causar desconfortos e até desmaios, prejudicando seu desempenho na atividade.
Tenha sempre na mochila um lanche leve e uma barrinha de cereais ou pacotinho de frutas secas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs.
Tecidos leves e tênis macios aumentam a sensação de conforto!
Na prática de atividades ao ar livre, as condições climáticas devem ser levadas em consideração na escolha da vestimenta.
Casacos de nylon que bloqueiam o vento, camisetas com tecnologia dry tech que facilitam a transpiração e calças de tactel com bolsos de fácil secagem podem ser grandes aliados na performance de uma boa caminhada.
Para evitar bolhas nos pés, pode-se optar pelo uso de meias antiaderentes ou, na falta destas, indicamos colocar uma meia mais grossa sobre a outra de tecido mais fino.
Aquecer os músculos sim, mas nada de hipertreinamento!
O alongamento serve para aumentar a flexibilidade das articulações, como joelhos e tornozelos, ajudando a prevenir lesões, reduzir as tensões musculares e ativar a circulação sanguinea.
Cada um deve ditar o seu ritmo, de forma gradual, para não provocar dores ou ocasionar problemas físicos mais graves. O ideal é começar com 30 minutos, duas vezes por semana, em terreno plano, antes de enfrentar longas distâncias.
Hidratar-se é fundamental! Beber água antes, durante e depois da caminhada ajuda a evitar cãibras, quando ingerida da forma correta: de forma contínua, mesmo que não tenha sede, e em pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôo.
Não consuma mais de 800 ml de água por hora, pois esta é a quantidade máxima que o corpo absorve neste intervalo de tempo.
| MAPA COMPLETO
| GUIA PARA IMPRESSÃO
Clique aqui para fazer o download do Guia da Rota da Luz para impressão.
| VÍDEOS
| CERTIFICADOS
O seu usuário e senha darão acesso ao aplicativo da Rota (disponível para download na Apple Store ou no Google Play).
| RECEPTIVO TURÍSTICO
Informações sobre roteiro turístico na Rota da Luz consulte a THG TURISMO
Telefone: (11) 4761.9233
E-mail: thgturismo@viagensdetrem.com.br