Você que quer fazer intercâmbio para aprimorar seu inglês, já pensou em fazer curso de inglês na África do Sul?
A riqueza na cultura, as paisagens e pontos turísticos, além da qualidade no ensino, são bons motivos para que um curso de inglês na África do Sul valha a pena.
Sendo assim, separamos vários outros motivos para te convencer que fazer um curso de inglês na África do Sul pode ser uma ótima escolha para você. Vamos lá?
Como fazer curso de inglês na África do Sul?
Primeiramente, você deve escolher a cidade no país em que deseja estudar, assim como o curso de inglês na África do Sul de sua preferência.
Após a seleção, caso você esteja fazendo por conta própria, deverá entrar em contato para saber os requisitos de admissão para o curso e a instituição.
Já se estiver sendo orientado por uma agência, como a IE, não precisará ter esse trabalho, a própria entrará em contato para você.
A maioria dos estudantes estrangeiros que planejam fazer um curso de inglês na África do Sul por mais de 3 meses, precisam solicitar um visto de estudante.
E quanto a isso, é importante garantir os recursos financeiros para custear as taxas de matrícula, alojamento e despesas em geral.
Planejar onde você vai morar na África do Sul é outro passo importante. Alguns optam pelos alojamentos, residências estudantis, casas de família ou alugam apartamentos.
Em relação a alugar um apartamento por conta própria, é possível tanto quando você faz o processo sozinho quanto por meio de uma agência de intercâmbio.
Certifique-se de iniciar o processo com tempo suficiente para garantir que tudo esteja em ordem antes do início das aulas do curso de inglês na África do Sul.
Quais os documentos necessários?
- Carta de aceitação do curso de inglês na África do Sul
- Passaporte válido por pelo menos seis meses
- Formulário de solicitação de visto de estudante, se necessário
- Comprovante de meios financeiros suficientes
- Seguro de saúde válido
- Comprovante de vacinação contra a Febre Amarela
Para estudar na África do Sul, geralmente você precisa destes documentos acima. Porém, os requisitos exatos podem variar.
É necessário verificar com a instituição de ensino e a embaixada/consulado sul-africano para informações específicas e atualizadas.
Pode trabalhar e estudar na África do Sul?
Não é possível estudar na África do Sul e trabalhar de forma remunerada, mas para quem deseja viver uma experiência parecida, há a opção de fazer trabalho voluntário no país.
Dessa forma, caso seu objetivo seja fazer curso de inglês na África do Sul e prestar serviços voluntários, leia abaixo para entender mais como funciona.
Como ser voluntário na África do Sul?
O primeiro item exigido para trabalhar com voluntariado na África do Sul, é o forte desejo de ajudar o próximo, e isso, sem dúvida, é o que mais importa aqui.
Sendo assim, o intercambista deve arcar com seus gastos durante o trabalho voluntário, como moradia, passagens, alimentação, entre outros gastos do dia-a-dia.
Dessa forma, você pode trabalhar em diferentes programas, como:
- Caring for the Elderly: programa voltado para o cuidado com idosos;
- Jeffrey’s Bay Kindergarten: programa para ajudar na educação de crianças carentes;
- Protecting Children: programa voltado para ajudar crianças que moravam na rua;
- Urban Faming: programa que visa a experiência com a agricultura sustentável;
- Outros.
Além do forte desejo de ajudar, existem algumas exigências:
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Ter um currículo traduzido para o inglês;
- Ter nível, pelo menos, intermediário de inglês;
- Você não precisa de experiências anteriores como voluntário;
- No caso de trabalho com crianças, é necessário uma certidão de antecedentes criminais.
Como é o intercâmbio na África do Sul?
O curso de inglês na África do Sul oferece uma experiência que combina educação de qualidade, diversidade cultural e várias atrações naturais.
Veja abaixo as principais características e vantagens de fazer um intercâmbio no país:
- Diversidade cultural: com mais de 11 línguas oficiais e uma mistura de culturas, há a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes origens étnicas e culturais.
- Beleza natural: é famosa por sua paisagem diversificada, que inclui safáris em parques nacionais, praias, montanhas e mais.
- Esportes e atividades: os sul-africanos são apaixonados por esportes, como o rúgbi. Você pode se envolver em atividades esportivas para experimentar seu cotidiano.
- Custo de vida: comparado a muitos outros destinos de estudo no exterior, morar na África do Sul é mais em conta, tornando-se uma opção atraente.
- Língua Inglesa: o inglês é uma das línguas oficiais do país, tornando-a uma escolha popular para estudantes que desejam fazer um curso de inglês na África do Sul.
- Cultura vibrante: festivais, teatros, música e dança tradicionais. Você pode se envolver em atividades culturais locais para enriquecer sua experiência.
- Projetos de voluntariado: muitos se envolvem nos projetos, contribuindo para comunidades e ganhando uma perspectiva mais profunda da cultura sul-africana.
- Viagens pela África Austral: a localização estratégica da África do Sul facilita viagens para outros países da região, como Namíbia, Zâmbia, Zimbábue e Botsuana.
- Segurança: em grande parte, é um destino seguro para estudantes internacionais,
com precauções básicas necessárias como em qualquer outro país.
Como fazer?
Para aprender inglês no país, você deve ter mais de 16 anos, sem limite de idade. Não é necessário saber falar inglês e a duração do curso deve ser de pelo menos 1 semana.
O programa de intercâmbio que inclui o curso de inglês na África do Sul é feito para aprender e aperfeiçoar o idioma desde o nível básico.
A sua carga horária pode variar entre 15 e 30 horas semanais e em relação a acomodação, para morar na África do Sul, a escola de intercâmbio oferece duas opções:
- Residências estudantis
- Casa de família
As residências estudantis são voltadas para estudantes com perfil mais independente, que desejam dividir um quarto, compartilhar espaços e conviver com pessoas diferentes.
Os espaços são divididos por sexo e as refeições não estão inclusas.
Já a casa de família é ideal para quem deseja viver em constante convívio com uma família local e ter contato com uma experiência familiar sul-africana.
As casas são compostas por casais com ou sem filhos, além de pessoas solteiras e viúvas que estão de braços abertos para receber imigrantes.
Onde fazer intercâmbio na África do Sul?
Você pode aprender inglês no país em várias cidades caso vá por conta própria, mas a opção oferecida pela IE é a Cidade do Cabo, capital da África do Sul.
A Cidade do Cabo é a principal para fazer um curso de inglês na África do Sul por várias razões:
- Ensino de qualidade
- Clima muito parecido com o do Brasil
- Paisagens naturais dignas de muitas fotos
- O inglês é muito falado e usado nas instituições de ensino
- Custo de vida adequado para estudantes
- Uma das cidades mais seguras do país
Além disso, sua gastronomia é diversificada e deliciosa, com influências de várias culturas.
Vale a pena experimentar pratos locais, como o tradicional “braai” (churrasco sul-africano) e pratos de frutos do mar.
Quanto tempo um brasileiro pode ficar na África do Sul?
Se for com o objetivo de fazer um intercâmbio na África do Sul, você pode ficar durante o período de seus estudos e ainda pode ser solicitada uma extensão caso você continue.
Normalmente, os brasileiros podem entrar no país para fins de turismo sem a necessidade de visto por um período de até 90 dias.
Isso significa que, como turista, você pode permanecer na África do Sul por até três meses a cada visita.
Já para outros tipos de visto, como trabalho, as regras de permanência podem variar.
Qual o melhor mês para ir para África do Sul?
A escolha do melhor mês dependerá de suas preferências pessoais e das atividades que você deseja realizar durante sua estadia, como um curso de inglês na África do Sul.
Começando pela primavera, que ocorre de setembro a novembro, é uma época em que as temperaturas se elevam após o inverno e a paisagem fica tomada por flores silvestres.
Esta é uma boa época para safáris, pois os animais costumam ser mais ativos, tornando mais fácil a observação da vida selvagem.
O verão, de dezembro a fevereiro, é a alta temporada de turismo. O clima é quente, especialmente nas regiões costeiras, como a Cidade do Cabo e Durban.
É ideal para quem gosta de praias, esportes aquáticos e cidades animadas. No entanto, as áreas de safári podem estar mais movimentadas e ser mais quentes.
No outono, de março a maio, as temperaturas são moderadas, as multidões são menores do que no verão e as paisagens ficam ainda mais bonitas com as cores do outono.
O inverno, de junho a agosto, é a estação mais seca na Cidade do Cabo, tornando-a uma escolha popular para quem deseja escapar do frio em outros lugares.
É também uma boa época para safáris, pois os animais se reúnem em torno de fontes de água devido à escassez de chuva.
Qual é a moeda utilizada na África do Sul?
O Rand sul-africano, abreviado como ZAR, é amplamente aceito em todo o país e é a única moeda legal na África do Sul.
Atualmente, em setembro de 2023, 1 Rand sul-africano está custando R$0,26.
Qual é a língua mais falada na África do Sul?
A língua mais falada é o isiZulu. É uma das onze línguas oficiais do país e é falada em várias regiões, especialmente em KwaZulu-Natal e em partes de Gauteng.
É importante notar que a África do Sul é um país multilíngue e tem outras línguas oficiais, como o próprio inglês.
Na Cidade do Cabo, por exemplo, sua capital, as duas línguas mais utilizadas são o inglês e o afrikaans.
O inglês é usado nos negócios, na educação e na comunicação cotidiana na cidade, tornando-se uma língua predominante na capital.
Curso de inglês na África do Sul é com a IE
Na IE, temos parcerias com as melhores escolas de idiomas com professores nativos para você ter uma ótima experiência no seu intercâmbio e aprender inglês.
Além disso, contamos com uma equipe especializada para te ajudar a decidir qual a melhor escola de acordo com seus objetivos.
E agora que você já sabe as principais informações sobre o curso de inglês na África do Sul, entre em contato, conheça nossos programas e voe rumo ao seu intercâmbio!
Deixar um comentário