O Natal nos trilhos – Expresso Paulista irá percorrer cerca de 130 quilômetros em uma viagem inédita pelas linhas 7 e 11 da CPTM, partindo dia 23/12 às 15:00h de Jundiaí, passando por Várzea Paulista, Franco da Rocha, Caieiras, Perus, Jaraguá, Pirituba, Lapa entre outros até chegar na estação da Luz, por volta das 17:30h; após 30 minutos de parada, o expresso segue para Guararema, passando pelo Brás, Tatuapé, Mogi das Cruzes, Sabaúna, Luiz Carlos, entre outras. A locomotiva 7202 e o carro PI-3102 estarão totalmente decorados, estando iluminados para a ocasião. Além da celebração do período natalino, a composição realiza a viagem também como tributo a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que nesse ano completou 150 anos de fundação.

A locomotiva: a 7202 é uma locomotiva do modelo C30-7A fabricada pela General Eletric em sua fábrica em Campinas/SP em 1990. Fazia parte de um lote de 7 unidades adquiridas pela então Cutrale Quintella para uso nas linhas da FEPASA. Circulou até o início de 2017, quando foi então desativada juntamente com todas as demais. Seis das sete unidades foram vendidas como sucata, para desmanche, sendo que dessas seis somente a 7202 não foi sucateada. Em julho de 2018 a ABPF adquiriu a locomotiva da empresa particular que a possuía, sendo então a locomotiva levada para as oficinas da Rumo Logística em Araraquara, onde foi lavada, revisada, colocada novamente em condições operacionais e recebeu uma nova pintura comemorativa, em homenagem aso 150 anos da pioneira Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

O carro salão/bar: Trata-se de um carro de aço inoxidável, fabricado em 1962 pela MAFERSA para a então Estrada de Ferro Araraquara, uma das formadoras da FEPASA. Em 1996 foi transformado em Salão/TV-Bar pela FEPASA, para integrar a composição do Expresso Azul. Após realizar poucas viagens, passou a ser usado pela diretoria das empresas sucessoras esporadicamente, até que em 2010 foi retirado de operação. Em 2018 foi cedido pelo DNIT para a ABPF, que com apoio da Rumo o levou de Rio Claro para Paulínia, onde o carro foi lavado e passou por revisão completa em uma empresa especializada na reforma e manutenção de vagões, estando 100% operacional e dentro dos padrões exigidos. Este é o único carro desse tipo existente, sendo portanto um raro exemplar.

Objetivo

Este evento tem como objetivo divulgar o trabalho de preservação ferroviária realizado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Rumo Logística, além de divulgar a ferrovia como importante modal de transporte para a nação e vetor da atividade turística, por meio dos trens e bondes do Estado de São Paulo.

Turismo Ferroviário

O estado de São Paulo conta com 15 trens e bondes turísticos em operação em diversas cidades que permitem resgatar, valorizar e preservar a memória da ferrovia no país. O turismo em suas relações com a ferroviária traduz-se em uma oportunidade de promover os roteiros existentes e possibilitar uma experiência única a seus visitantes, com paisagens, atividades e ambiente agradável, divertido e rico em história.

Realização

ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
RUMO Logística S/A
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Secretaria de Turismo do Estado de SP
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
MRS Logística

Apoio

ANPF – Associação Nacional de Preservação Ferroviária
Prefeitura Municipal de Jundiaí
Rota do Vinho do Jundiaí
Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Visite Mogi