O Distrito de Sabaúna em Mogi das Cruzes, receberá nos dias 18 e 19 de agosto, a 8ª edição do Festival do Gastronômico do Cambuci. A entrada é gratuita e o festival acontece ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sabaúna. No local haverá venda de produtos artesanais feitos a partir do cambuci.

No sábado (18) e domingo (19) a programação começa às 10h e segue até às 19h. A atividade é promovida pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental para resgatar a importância histórica, cultural e gastronômica do cambuci, tida como a fruta símbolo da Mata Atlântica.

O festival trará exposição e venda de produtos nativos, pratos e bebidas à base de cambuci, presença de pequenos produtores da região e muitas tradições culturais em apresentações artísticas. Mogi das Cruzes é um dos mais importantes produtores deste fruto no Cinturão Verde, onde cresce a cada ano o potencial para cultivo, comercialização e uso, sempre relacionado à recuperação e à conservação da Mata Atlântica.

Além das atividades do festival, durante o evento, Sabaúna irá receber uma ilustre visitante, a “Velha Senhora” (apelido carinhoso da Locomotiva 353 de Guararema). Será a primeira viagem da Maria Fumaça de Guararema à Sabaúna e a Cezar de Souza.

Uma inédita oportunidade no maior percurso já realizado com a maior locomotiva a vapor em funcionamento no país em três décadas. Serão três opções de passeio e duas “classes” diferentes para você escolher. Aos que optarem pelo percurso completo, serão aproximadamente 37km percorridos no total (ida e volta).

Para participar do passeio com o trem turístico é preciso embarcar nas Estações de Guararema, Sabaúna ou Cezar de Souza em Mogi das Cruzes.

O passeio ocorre das 14h às 18h20 e o bilhete custa a partir de R$ 50,00 por pessoa. Os interessados em participar podem obter mais informações pelos telefones (11) 4695-3765 e (11) 4695-3782. Atendimento por Whatsapp pelo número (11) 97363-6405.

Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga, São Paulo e Santo André (Paranapiacaba).