7º Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes será novamente no distrito de Sabaúna

Há algum tempo, o cambuizeiro era uma árvore frutífera encontrado com frequência nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas hoje, pela extinção e redução do território de Mata Atlântica, está cada vez mais difícil de encontrar essa planta que é uma espécie nativa do Brasil. Na cidade de São Paulo, existe um bairro muito conhecido chamado “Cambuci”, porque no passado a planta era muito comum naquela área.

Temperatura amena a não muito quente e solos não sujeitos à inundação são condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mogi das Cruzes apresenta essas condições no bairro do Itapeti e nos Distritos de Taiaçupeba, Biritiba Ussu e Sabaúna.

Não é à toa que a cidade é apontada pelo Instituto AUÁ, ONG que fomenta o cultivo e o beneficiamento do fruto, como um dos maiores produtores do Estado de São Paulo. Só este ano, espera-se uma produção estimada de 30 toneladas.

O Cambuci tem características arredondadas, achatadas nas extremidades e na região central, formato esse que lembra um disco voador, e tanto verdes quanto maduros, são de cor verde. Os maduros apresentam polpa carnosa, mole, perfumada, doce e ácida.

É uma fruta que possui diversas possibilidades de uso em doces, sucos, geleias, sorvetes, pratos salgados e a tradicional cachaça. Rico em vitamina C, durante muito tempo esteve ameaçado de extinção, mas graças aos esforços da Rota Gastronômica e das cidades parceiras deste projeto, essecenário vem mudando.

A próxima parada da rota será nos dias 13 e 14 de maio, das 8 h às 17 h, nodistrito de Sabaúna, com a realização do 7º Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes. O evento, com realização da ANPF em parceria com o site Visite Mogi, faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, projeto criado pelo Instituto AUÁ.

Este ano o calendário da Rota conta com 13 eventos em outras dez cidades: Santo André (Paranapiacaba), Rio Grande da Serra, São Paulo (Parelheiros, Santo Amaro e Mercadão), Salesópolis, Paraibuna, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires, Natividade da Serra, Caraguatatuba e Bertioga. Sucesso de público no ano passado, o evento cresce a cada ano. Os organizadores esperam repetir a dose de sucesso proporcionando aos visitantes no ano passado. A proposta do festival é tornar o cambuci conhecido e suas diversas aplicações na culinária brasileira.

Os visitantes poderão degustar e adquirir produtos derivados da fruta como a cachaça, doces, sucos e salgados. Haverá também, passeio para propriedade rural para que os visitantes possam conhecer de perto a produção do Cambuci e ainda fazer deliciosas degustações. O público que visitar a feira também poderá participar de palestras que acontecerão nos dois dias.

Sabaúna é um distrito a 15 km do centro que vem se destacando nos últimos anos para o turismo. Palco histórico de vários acontecimentos importantes, guarda em sua memória os anos de ouro da ferrovia brasileira, além de ter servido de passagem no caminho antigo entre São Paulo e Rio de Janeiro durante o período do Império.

O distrito conta com vários atrativos, como fazendas de turismo rural e ecológico, uma antiga pedreira muito utilizada para a prática do rapel, diversas trilhas para caminhada e cicloturismo e um Museu ferroviário que preserva toda a história da ferrovia na região.

O 7º Festival Gastronômico do Cambuci é um evento com entrada gratuita, e acontecerá na praça dos Expedicionários, bem ao lado da antiga estação ferroviária.

Informações: (11) 4761.9233 – WhatsApp (11) 9.9865.8243