Inaugurado no final dos anos 1990, o plano de manejo do Parque das Neblinas, no Distrito de Taiaçupeba, passa por uma revisão para intensificar as atividades e aumentar o número de visitantes interessados em conhecer a rica flora e fauna da Mata Atlântica, existente nos 2,8 mil hectares da propriedade da Suzano Papel e Celulose, nas cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga.

Entre as novidades está a finalização do traçado da trilha para bike, de 10 quilômetros, que deverá atrair adeptos do cicloturismo. Administrado pelo Instituto Ecofuturo, as diretrizes sobre o uso do Parque das Neblinas perseguem o objetivo de mantê-lo como um contra ponto ao adensamento descontrolado da Região Metropolitana de São Paulo.

Esse santuário verde ainda é mais visitado por estudantes e estudiosos sobre o meio ambiente, embora qualquer pessoa possa ser incluída nos grupos de visitantes, que possuem uma cartela de atrações, com trilhas para caminhadas a canoagem – nesse caso pelas águas limpíssimas do Rio Itatinga, um manancial completamente livre de poluentes.

O local também testa o serviço de camping, apresentado principalmente a turistas.  Uma inovação, que tem sido aprovada pelo visitante, é o passeio autoguiado, onde o frequentador consegue percorrer as trilhas sinalizadas, sem a presença em tempo integral dos guias.

O parque pretende atender grupos empresariais e a escolas, em visitas monitoradas durante a semana, e, adotar o modelo autoguiado, aos sábados e domingos.

Agende sua visita.
Telefone: 011 4724 0555 / 011 4724 0556.