A área do atual Parque Centenário já foi, na década de 70, uma importante fonte de extração de areia para o Município de Mogi das Cruzes, através da Empresa de Mineração Lopes, que explorou o mineral utilizando a técnica de desmonte hidráulico nas proximidades das margens do Rio Tietê. Com o esgotamento do minério, o lençol freático que alimenta o Rio Tietê aflorou, formando os enormes lagos atuais.
Após um período de inatividade, o local foi utilizado como pesqueiro. Em meados de 2007, foi idealizado um parque homenageando o centenário da imigração japonesa e, em 28 de junho de 2008, foi inaugurado o Parque Centenário. Com 21,5 hectares, sua área inclui quatro lagos com pontes flutuantes em estilo oriental, a praça do Imigrante, espaço Bom Odori–Samba, Posto de Informações Turísticas, locação de Stand Up Paddle, entre outros.
O parque está inserido na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê. Em alguns trechos das margens do rio foram plantadas mudas nativas visando restaurar a mata ciliar existente. Em outros pontos, somente o enriquecimento florestal. No interior do parque, entre as espécies plantadas estão ipês, paineiras, quaresmeiras, palmeiras e uma grande quantidade de cerejeiras, árvore símbolo do Japão. O parque preza por possuir extensa trilha que margeia a faixa de preservação permanente do rio, também por possuir áreas de playground, museus e áreas cobertas para eventos, possibilitando uma maior integração entre a comunidade e o parque urbano.
Da avifauna encontrada, existem 86 espécies como quero-quero, anus, sabiás, saíras, socós e garças, entre outros.
Nenhum registo encontrado
Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.
O Google Map não foi carregado
Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Parque Centenário da Imigração Japonesa2024-11-16T20:01:56+00:00
Deixe um comentário
7 avaliações em “Parque Centenário da Imigração Japonesa”
Ambiente e vistar ótimos, bom para reunir amigos e familiares. Excelente opção para quem deseja se exercitar ou fazer um piquenique.
É um belo e amplo lugar para um típico passeio de domingo. É possível se fazer caminhadas, andar de bicicleta, patins, etc. Ideal também para levar crianças para brincar.
O Parque Centenário é uma das poucas áreas verdes na área central de Mogi das Cruzes. Nos fins de semana, costuma ficar bem cheio, pois conta com infraestrutura para piqueniques e churrascos. O problema é que, apesar de ser proibido o consumo de bebidas alcóolicas no local, não é raro encontrar pessoas bebendo por lá.
Lugar agradável para se passear, fazer piquenique, caminhadas, observar um pouco da cultura oriental, especialmente a japonesa.
Boa estrutura para fazer Caminhadas e Corridas. Tem Lanchonete que serve boas Refeições, Lanches e Cerveja Gelada!!!! Na frente do Parque tem estacionamento gratuito.
Espaço perfeito para aquele programinha barato, tem um espaço amplo, bom para caminhadas, corridas e até mesmo um lanchinho de fim de tarde ao ar livre com a família e amigos.
Melhor parque da região! Ótimo para descansar, fazer exercícios e brincar com as crianças.