Localizado no Cocuera, bairro rural de Mogi, o Casarão do Chá é uma importante herança da arquitetura japonesa no Brasil. Tem toda a estrutura feita de madeira – em sua construção não foram usados pregos ou parafusos, só encaixes de madeira (tradicional técnica japonesa usada por causa dos constantes terremotos). As vigas são de madeira in natura e em cada encaixe há um signo em kandi (ideogramas). A cobertura é a tradicional irimoya (telhado côncavo, voltado para dentro) e a planta é livre (com poucas divisões internas).
Nenhum registo encontrado
Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.
O Google Map não foi carregado
Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.
Deixe um comentário Cancelar resposta
9 avaliações em “Casarão do Chá”
No momento da minha visita, considerei limitadas as alternativas para explorar o local. A visita guiada foi muito restrita e não conseguiu atender a demanda do dia. Havia opções de alimentação na parte externa sob o forte sol, organizados em tendas que não favorece a permanência do visitante em dias quentes.
Tao perto de grandes centros este edifício histórico de elaborada arquitetura japonesa consegue distrair a mente e leva-la para longe durante o tempo da visita.
Uma obra de edificação peculiar que usa troncos de árvores em sua estrutura, ficou abandonado por muito tempo e recentemente foi restaurado. Tem sido usado para eventos como exposição de orquideas e artesanato local entre outras coisas. Visitação somente nos finais de semana e feriados.
Para quem gosta de arquitetura, programa muito bom. A feirinha é beeem simples, com poucas opções de comida. Não vá em dia de chuva – na verdade acho que só compensa ir se estiver no seu caminho voltando da praia.
Vale a pena para conhecer a arquitetura japonesa do inicio da imigração, o local foi restaurado, porém é um passeio rápido. Acho que o único problema é uma feirinha que está instalada ao lado do Casarão, nada a ver com o que é o atrativo do local.
A arquitetura é singular, porém o potencial pleno da atração não está sendo aproveitado. Poderiam existir placas explicativas sobre o processamento do chá na época, tendo em vista que parte das máquinas estão preservadas.
Excelente para quem quer conhecer uma construção típica dos palácios antigas do Japão, Na estrutura de madeira que é utilizado para sustentação da cobertura é encaixando e não utiliza pregos. Perfeito para estudante de arquitetura conhecer de perto esse tipo de construção.
Arquitetura típica japonesa. As madeiras são encaixadas, não são utilizados pregos. Seria interessante ser realizada a cerimonia do chá
Até para os visitantes que não são do ramo arquitetônico e de engenharia, vale a pena conferir o trabalho dos mestres da carpintaria, cada detalhe dos encaixes das madeiras.